PEDAGOGIA

PEDAGOGIA

Sejam Bem Vindos!!!!!

Em primeiro lugar quero agradecer pela sua visita e espero realmente que você goste do conteúdo publicado.
Volte sempre!!!!
É sempre um imenso prazer recebê-lo!!!!!
Geane Morais.

Pesquisar este blog

Follow by Email

Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Oficina de informática para iniciantes (digitação)


DATA:  ______/______/______.
OFICINA DE INFORMÁTICA
Passos
1.     Você utilizará um teclado QWERTY comum,que foi feito originalmente para prevenir problemas em máquinas de escrever - o que não ocorre mais em computadores. No entanto, se você compartilha o computador com outras pessoas ou se muda de computador frequentemente, o layout diferente pode causar confusão.
2.     Posicione-se. A forma como você se senta pode afetar a eficiência da digitação.
o    Certifique-se de que o seu teclado esteja em uma altura confortável para os seus dedos.
o    Sente-se ereto.
3.                          Ponha os pés retos no chão.
4.        Repouse as pontas dos dedos das mãos na parte central do teclado, onde estão as teclas "ASDFGHJKLÇ". Na maioria dos teclados, as teclas "F" e "J" possuem um marcador. Eles servem como um gancho táctil; lembram qual deve ser a posição correta ao digitar. Assim, você não precisará olhar para o teclado.
5.     Siga os exercícios listados abaixo. Eles são muito conhecidos entre os digitadores de computador e são muito importantes para desenvolver uma digitação rápida e eficaz. Eles devem ser realizados pelo menos duas vezes por semana - no mínino trinta minutos de treino durante esse dias basta.
o    Exercício 1: Digite estas teclas com o mínino de erros: "ASDF".
§  Avaliação: Passe para o proxímo exercício quando estiver digitando pelo menos 50 vezes o agrupamento dessas letras (ASDF) em menos de um minuto. Para isso, será necessário um cronômetro.
o    Exercício 2: Digite agora as teclas: "ÇLKJ".
o    Exercício 3: Digite as teclas mencionadas a seguir desta maneira: "ASDFG ÇLKJH ASDFG ÇLKJH ASDFG ÇLKJH".
o    OBS.: Siga esses exemplos nas teclas inferiores (zxcvb ;.,mn) e superiores (qwert poiuy). Treinando assiduamente, você conseguirá digitar sem olhar para o teclado.
·         Digite com movimentos rápidos e definidos. Não saia esmagando o teclado; se você não teclar sem mirar antes, acabará apertando mais de uma tecla.
·         Para melhorar a velocidade e a precisão, deixe o pulso elevado. Para fazer isso, compre um suporte para o pulso (ou improvise usando um livro na altura certa, ou seja, quase a mesma altura do teclado). Você poderá teclar mais rapidamente e cometer menos erros.
·         Não olhe para baixo enquanto digita.
·         Se você está tentando adquirir um certificado de digitação, tente praticar em um teclado comum, e não um teclado de notebook. As letras de alguns teclados de notebook podem ficar mais próximas umas das outras que as que você usará no teste.
·         Use um software acelerador de digitação para reduzir o número de teclas a serem digitadas e os erros de digitação. Você pode encontrar alguns gratuitos ou em versão de demonstração.
·         Eventualmente, comece a praticar também com números e símbolos, como números de telefone e endereços.
·         Acostume-se com o seu teclado pessoal e certifique-se de deixá-lo na altura certa para os seus dedos.
·         Se você deseja digitar mais facilmente, treine a coordenação entre seus olhos e suas mãos. Ajuda se você toca guitarra ou algum outro instrumento que exija o uso das mãos.
·         Lembre-se de que aprender a digitar exige muito esforço, tempo e paciência.
·         Relaxe os ombros e sente ereto.
·         Remova qualquer item desnecessário do seu ambiente de trabalho.


DATA:______/______/______.       NOME: _______________________________________________
ATIVIDADE DE DIGITAÇÃO

COM A MÃO ESQUERDA
ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF ASDF
DATA:______/______/______.       NOME: _______________________________________________
COM A MÃO DIREITA
ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ ÇLKJ
DATA:______/______/______.       NOME: _______________________________________________
COM A MÃO ESQUERDA
ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG ASDFG
DATA:______/______/______.       NOME: _______________________________________________
COM A MÃO DIREITA
ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH ÇLKJH
DATA:______/______/______.       NOME: _______________________________________________
AGORA FAÇA O EXERCÍCIO COM AS DUAS MÃOS AO MESMO TEMPO




Resumo sobre a dengue


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Fonte(s):

Oficina para estimular o raciocínio e a percepção


Projeto: Quem sou eu?

Alunos Atendidos: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode ser adaptado aos alunos de Educação Infantil – Períodos: I e II.

Período: ( Mês em que será trabalhado ): _______________.

Duração: Em média duas semanas.

Objetivos:
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
·         Saber a história de sua vida;
·         Conhecer a história e o significado de seu nome;
·         Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
·         Estimular o raciocínio e a percepção visual;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
·         Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·         Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.


Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida – Individual.



                        

“Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)






Dinâmica para apresentação


 
OBJETIVO: Conhecer os novos alunos da turma e realizar a integração entre os alunos novos e os alunos antigos, ou entre todos os alunos caso ninguém se conheça.
 
IDADE: 11 a 13 anos (poderá ser adaptada para faixa etária mais jovem)
 
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada aluno.

PROCEDIMENTO: Faça uma roda na sala e coloque as crianças sntadas de forma que cada uma não conheça o amigo do lado. (ex: alunos novos e antigos).
Cada aulo recebe um papel e um lápis. Cada participante deverá anotar o nome do amigo da sua esquerda. Escolha um para começar e peça que ele fale o nome em voz alta.
Agora cada um deverá adivinhar:


o    O que o amigo mais gosta de fazer
o    Qual música que o amigo mais gosta
o    Uma característica de personalidade
o    (extrovertido/falado, tímido/quieto, hiper-ativo/agitado, tranquilo/calmo)
Eles não podem conversar entre si, a sala tem que estar toda em silêncio. Depois de 10 minutos, peça para que um comece dizendo o que anotou e para o amigo confirmar se é verdade ou não. Quem acertar as três coisas sobre o amigo é vencedor!
Com esta dinâmica você também irá conhecer melhor as crianças e saber oo que elas gostam de fazer, suas músicas preferida e suas características, vá preparado.