Ideologia
escolar elitista -
Segundo esta ideologia, o máximo que cada aluno deve receber da educação
depende da sua capacidade para contribuir para o desenvolvimento da economia.
Factores como a inteligência e o grau de educabilidade são determinados pela
hereditariedade. Admite-se a existência de diferenças cognitivas profundas e a
necessidade de várias vias escolares, consoante a capacidade dos alunos. Para
os alunos mais inteligentes, opta-se pela via mais nobre, centrada nas
disciplinas académicas tradicionais. Para os outros, opta-se pela via técnica e
profissional, capaz de preparar os alunos menos dotados intelectualmente para o
exercício de uma profissão intermédia.
Ideologia
escolar igualitária -
Esta ideologia defende que todos os alunos devem não só ter acesso à educação,
mas também ao sucesso escolar. Nega a importância dos factores como
inteligência, esforço e grau de educabilidade e considera que a escola tem de
adaptar-se às diferenças cognitivas e culturais dos alunos, de forma a que
todos possam atingir resultados escolares semelhantes.
Igualdade de
oportunidades educacionais - Termo que designa a adopção de um conjunto de
medidas de carácter pedagógico e social cujo fim é oferecer a todas as crianças
as mesmas condições de ensino e as mesmas possibilidades de sucesso. Nas
últimas décadas, tem havido um esforço grande, em Portugal, para assegurar a
igualdade de oportunidades: criação e expansão da educação pré-escolar,
expansão da oferta de escolas básicas, secundárias e superiores, investimentos
acrescidos em equipamentos escolares, criação de um sistema de formação
contínua de professores e apoios pedagógicos acrescidos.
Illich (Ivan) - Nasceu em Viena,
em 1926, e escreveu um conjunto de textos e de panfletos contra a sociedade
moderna e a escola de massas, considerando uma e outra alienantes e desumanas.
Considerava que a escola enquanto instituição estava condenada a desaparecer.
Preconizou a substituição da escola por redes informais de aprendizagem,
constituídos por centros de documentação com o recurso a animadores educativos.
De uma certa forma, a “Internet” e a “world Wide Web” acabaram por preencher
essa função. No entanto, ao contrário do que Illich profetizava a escola de
massas não só não desapareceu como tem vindo a conhecer uma enorme difusão em
todo o Mundo.
Imitação - Termo que
designa a reprodução de um comportamento e um processo de aprendizagem que se
baseia na observação e reprodução de um modelo. Diz-se que estamos perante uma
aprendizagem por imitação quando há semelhança entre o comportamento do modelo
e o do sujeito. A imitação ocupa um lugar importante na teoria da aprendizagem
de A. Bandura.
Ver Aprendizagem
Social.
Inato - Expressão que
etimologicamente significa aquilo que possuímos desde o nascimento, por
oposição ao adquirido. Os filósofos que defendem o inatismo aceitam a
existência de uma natureza humana. O inato pode servir para caracterizar um
instinto ou capacidade que pertence à natureza humana. Para alguns autores os
dons são inatos, embora possam ser melhorados através da educação.
Ver Teoria
Maturacionista.
56
Indicadores
da educação -
A análise e avaliação das organizações escolares e das políticas educativas recorrem
à informação estatística, tendo em consideração um conjunto de características
consideradas significativas para medir o impacto da educação. Ultimamente,
tem-se procurado novas medidas do desempenho global nas suas diferentes
dimensões, à agregação de dados e à construção de um quadro conceptual que
permita estabelecer relações e explicar certos comportamentos das organizações
escolares. A selecção de indicadores internacionais de educação tem acentuado
três dimensões: os contextos demográfico, económico e social dos sistemas
educativos; as características dos sistemas; os resultados do ensino. Por outro
lado, há indicadores referentes aos recursos humanos, aos meios materiais, ao
desempenho dos alunos e ao funcionamento da escola. Os estudos sobre a eficácia
das escolas têm mostrado que existe um conjunto de factores do funcionamento
das escolas que se associam à aprendizagem dos alunos. Por outro lado, estes
factores apresentam-se como maleáveis, ou seja, são passíveis de melhoria. Os
factores de eficácia são os seguintes: liderança profissional da escola,
consistente, com uma missão clara e orientada para objectivos precisos; visão e
objectivos partilhados por todos os intervenientes no processo educativo; um
contexto de aprendizagem caracterizado pela disciplina, tranquilidade e
segurança; concentração nas tarefas de ensino e aprendizagem, com optimização
do tempo dedicado às aprendizagens, ênfase no trabalho académico e no sucesso
escolar; ensino com objectivos, com uma planificação rigorosa e um ensino
estruturado; expectativas elevadas; uso do reforço positivo, com feedback
imediato e sistemático e regras claras para todos; monitorização do progresso,
com avaliações frequentes dos alunos e da escola; deveres e responsabilidades
dos alunos, com atribuição de cargos e responsabilidades; relação
escola-família, com acompanhamento pelos pais das aprendizagens dos filhos.
Estes indicadores de educação andam associados ao aproveitamento escolar dos
alunos e, como tal, não podem deixar de ser equacionados nos processos de
avaliação das escolas.
Ver Excelência
na Educação.
Inquérito - Procedimento
de recolha de dados que visa obter informação que possa ser analisada de forma
a estabelecer comparações. Nos inquéritos, devem fazer-se as mesmas perguntas
aos indivíduos da amostra e, tanto quanto possível, nas mesmas circunstâncias.
No inquérito, podemos englobar as seguintes formas de recolha de dados: a
entrevista, o questionário e a sondagem de opinião.
Inteligência
emocional -
Designa a capacidade para avaliar o significado emocional das situações e dos
problemas. Este conceito foi desenvolvido pelo neurocientista luso-americano
António Damásio, a partir do seus estudos sobre a importância das emoções nas
tomadas de decisão adaptativas.
Interesse - Termo que
designa a disposição ou tendência, surgida a partir de uma determinada
vivência, para orientar a actividade do indivíduo.
Interdisciplinaridade
-
Termo que designa a convergência de vários ramos do saber com o fim de proceder
ao estudo de uma problema. A interdisciplinaridade é hoje uma característica
central na pesquisa científica. Com o desenvolvimento e expansão dos modelos de
ensino construtivistas, a interdisciplinaridade passou a fazer parte do
discurso pedagógico dos professores. Considera-se que a estruturação do
currículo em disciplinas deve dar lugar a um currículo centrado nos problemas e
nos projectos.
Ver Modelo
Interactivo.
57
Investigação-acção
-
Expressão que designa uma tipologia de investigação realizada in loco, com
vista a conhecer um problema concreto localizado numa situação imediata. O
processo é controlado passo a passo, durante períodos de tempo variáveis,
através de diversos instrumentos como questionários, entrevistas e registo de
observações. O objectivo é que os resultados do estudo possam ser traduzidos em
modificações, ajustamentos e mudanças, de modo a melhorar a organização.
Ver Estudo de
Caso.
Investigação
documental -
Refere-se à recolha de informações orais, escritas ou iconográficas, de forma a
permitir a organização de sínteses sobre um determinado assunto. É um tipo de
investigação muito usado na história e filosofia da educação e na pedagogia
comparada.
Investigação
etnográfica -
Designa uma tipologia de investigação que foi originalmente concebida pelos
antropólogos e que pretende estudar em profundidade uma determinado aspecto de
uma sociedade ou comunidade. Esta tipologia é muito usada em estudos
educacionais, nomeadamente, quando se pretende investigar as interacções num
determinado grupo de estudantes. A recolha de dados faz-se sobretudo com o
recurso à observação participante, a qual leva os investigadores a partilhar as
mesmas experiências dos indivíduos que constituem o objecto de estudo.
Investigação
participativa –
É um processo integrador que compreende três componentes: a investigação, a
educação e a acção. Esta modalidade de investigação visa a produção de
conhecimentos e o desenvolvimento de acções com utilidade directa para as
pessoas que são objecto e sujeito da investigação. O objectivo principal é
tornar os grupos e as comunidades desfavorecidas mais conscientes da sua
situação de opressão e mais capazes de lutarem pela sua emancipação. Em
simultâneo, pretende desenvolver, nos sujeitos, capacidades de reflexão e de
espírito crítico. Nesta modalidade de investigação, não há uma separação entre
investigadores e investigadores, uma vez que, uns e outros, colaboram na
recolha de dados, na análise dos dados e na elaboração das conclusões. As
características principais da investigação participativa são: o investigador
revela um elevado nível de integração com a comunidade que constitui o objecto
do estudo; o trabalho de investigação desenvolve-se em torno de um problema,
cuja resolução vai ajudar a comunidade; é um processo educativo, tanto para o
investigador como para a comunidade; o investigador é cúmplice dos anseios e
das lutas dos grupos que constituem a comunidade. A investigação participativa
compreende as seguintes fases: identificação de um problema; inventariação dos
recursos e planeamento da acção; utilização dos resultados e concretização das
acções previstas; reavaliação e reflexão. As principais influências teóricas da
investigação participativa são: o materialismo dialéctico e histórico; a teoria
desenvolvida por António Gramsci sobre o papel do intelectual orgânico no
desenvolvimento das lutas dos grupos sem poder; a pedagogia crítica e a teoria
social crítica de influência neo-marxista.
A
investigação participativa não obedece aos requisitos considerados necessários
à investigação científica, nomeadamente a objectividade, a imparcialidade e o
controlo rigoroso dos factores de validade interna e externa. Apesar de haver
muitas dúvidas sobre se a investigação participativa pode aspirar ao estatuto
de investigação científica, ela pode ser um importante instrumento de
desenvolvimento das comunidades desfavorecidas.
58
Nenhum comentário:
Postar um comentário