PEDAGOGIA

PEDAGOGIA

Sejam Bem Vindos!!!!!

Em primeiro lugar quero agradecer pela sua visita e espero realmente que você goste do conteúdo publicado.
Volte sempre!!!!
É sempre um imenso prazer recebê-lo!!!!!
Geane Morais.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DICIONÁRIO BREVE DE PEDAGOGIA LETRA I


Ideologia escolar elitista - Segundo esta ideologia, o máximo que cada aluno deve receber da educação depende da sua capacidade para contribuir para o desenvolvimento da economia. Factores como a inteligência e o grau de educabilidade são determinados pela hereditariedade. Admite-se a existência de diferenças cognitivas profundas e a necessidade de várias vias escolares, consoante a capacidade dos alunos. Para os alunos mais inteligentes, opta-se pela via mais nobre, centrada nas disciplinas académicas tradicionais. Para os outros, opta-se pela via técnica e profissional, capaz de preparar os alunos menos dotados intelectualmente para o exercício de uma profissão intermédia.

Ideologia escolar igualitária - Esta ideologia defende que todos os alunos devem não só ter acesso à educação, mas também ao sucesso escolar. Nega a importância dos factores como inteligência, esforço e grau de educabilidade e considera que a escola tem de adaptar-se às diferenças cognitivas e culturais dos alunos, de forma a que todos possam atingir resultados escolares semelhantes.

Igualdade de oportunidades educacionais - Termo que designa a adopção de um conjunto de medidas de carácter pedagógico e social cujo fim é oferecer a todas as crianças as mesmas condições de ensino e as mesmas possibilidades de sucesso. Nas últimas décadas, tem havido um esforço grande, em Portugal, para assegurar a igualdade de oportunidades: criação e expansão da educação pré-escolar, expansão da oferta de escolas básicas, secundárias e superiores, investimentos acrescidos em equipamentos escolares, criação de um sistema de formação contínua de professores e apoios pedagógicos acrescidos.

Illich (Ivan) - Nasceu em Viena, em 1926, e escreveu um conjunto de textos e de panfletos contra a sociedade moderna e a escola de massas, considerando uma e outra alienantes e desumanas. Considerava que a escola enquanto instituição estava condenada a desaparecer. Preconizou a substituição da escola por redes informais de aprendizagem, constituídos por centros de documentação com o recurso a animadores educativos. De uma certa forma, a “Internet” e a “world Wide Web” acabaram por preencher essa função. No entanto, ao contrário do que Illich profetizava a escola de massas não só não desapareceu como tem vindo a conhecer uma enorme difusão em todo o Mundo.

Imitação - Termo que designa a reprodução de um comportamento e um processo de aprendizagem que se baseia na observação e reprodução de um modelo. Diz-se que estamos perante uma aprendizagem por imitação quando há semelhança entre o comportamento do modelo e o do sujeito. A imitação ocupa um lugar importante na teoria da aprendizagem de A. Bandura.
Ver Aprendizagem Social.

Inato - Expressão que etimologicamente significa aquilo que possuímos desde o nascimento, por oposição ao adquirido. Os filósofos que defendem o inatismo aceitam a existência de uma natureza humana. O inato pode servir para caracterizar um instinto ou capacidade que pertence à natureza humana. Para alguns autores os dons são inatos, embora possam ser melhorados através da educação.
Ver Teoria Maturacionista.
56

Indicadores da educação - A análise e avaliação das organizações escolares e das políticas educativas recorrem à informação estatística, tendo em consideração um conjunto de características consideradas significativas para medir o impacto da educação. Ultimamente, tem-se procurado novas medidas do desempenho global nas suas diferentes dimensões, à agregação de dados e à construção de um quadro conceptual que permita estabelecer relações e explicar certos comportamentos das organizações escolares. A selecção de indicadores internacionais de educação tem acentuado três dimensões: os contextos demográfico, económico e social dos sistemas educativos; as características dos sistemas; os resultados do ensino. Por outro lado, há indicadores referentes aos recursos humanos, aos meios materiais, ao desempenho dos alunos e ao funcionamento da escola. Os estudos sobre a eficácia das escolas têm mostrado que existe um conjunto de factores do funcionamento das escolas que se associam à aprendizagem dos alunos. Por outro lado, estes factores apresentam-se como maleáveis, ou seja, são passíveis de melhoria. Os factores de eficácia são os seguintes: liderança profissional da escola, consistente, com uma missão clara e orientada para objectivos precisos; visão e objectivos partilhados por todos os intervenientes no processo educativo; um contexto de aprendizagem caracterizado pela disciplina, tranquilidade e segurança; concentração nas tarefas de ensino e aprendizagem, com optimização do tempo dedicado às aprendizagens, ênfase no trabalho académico e no sucesso escolar; ensino com objectivos, com uma planificação rigorosa e um ensino estruturado; expectativas elevadas; uso do reforço positivo, com feedback imediato e sistemático e regras claras para todos; monitorização do progresso, com avaliações frequentes dos alunos e da escola; deveres e responsabilidades dos alunos, com atribuição de cargos e responsabilidades; relação escola-família, com acompanhamento pelos pais das aprendizagens dos filhos. Estes indicadores de educação andam associados ao aproveitamento escolar dos alunos e, como tal, não podem deixar de ser equacionados nos processos de avaliação das escolas.
Ver Excelência na Educação.

Inquérito - Procedimento de recolha de dados que visa obter informação que possa ser analisada de forma a estabelecer comparações. Nos inquéritos, devem fazer-se as mesmas perguntas aos indivíduos da amostra e, tanto quanto possível, nas mesmas circunstâncias. No inquérito, podemos englobar as seguintes formas de recolha de dados: a entrevista, o questionário e a sondagem de opinião.

Inteligência emocional - Designa a capacidade para avaliar o significado emocional das situações e dos problemas. Este conceito foi desenvolvido pelo neurocientista luso-americano António Damásio, a partir do seus estudos sobre a importância das emoções nas tomadas de decisão adaptativas.

Interesse - Termo que designa a disposição ou tendência, surgida a partir de uma determinada vivência, para orientar a actividade do indivíduo.

Interdisciplinaridade - Termo que designa a convergência de vários ramos do saber com o fim de proceder ao estudo de uma problema. A interdisciplinaridade é hoje uma característica central na pesquisa científica. Com o desenvolvimento e expansão dos modelos de ensino construtivistas, a interdisciplinaridade passou a fazer parte do discurso pedagógico dos professores. Considera-se que a estruturação do currículo em disciplinas deve dar lugar a um currículo centrado nos problemas e nos projectos.
Ver Modelo Interactivo.
57
Investigação-acção - Expressão que designa uma tipologia de investigação realizada in loco, com vista a conhecer um problema concreto localizado numa situação imediata. O processo é controlado passo a passo, durante períodos de tempo variáveis, através de diversos instrumentos como questionários, entrevistas e registo de observações. O objectivo é que os resultados do estudo possam ser traduzidos em modificações, ajustamentos e mudanças, de modo a melhorar a organização.
Ver Estudo de Caso.

Investigação documental - Refere-se à recolha de informações orais, escritas ou iconográficas, de forma a permitir a organização de sínteses sobre um determinado assunto. É um tipo de investigação muito usado na história e filosofia da educação e na pedagogia comparada.

Investigação etnográfica - Designa uma tipologia de investigação que foi originalmente concebida pelos antropólogos e que pretende estudar em profundidade uma determinado aspecto de uma sociedade ou comunidade. Esta tipologia é muito usada em estudos educacionais, nomeadamente, quando se pretende investigar as interacções num determinado grupo de estudantes. A recolha de dados faz-se sobretudo com o recurso à observação participante, a qual leva os investigadores a partilhar as mesmas experiências dos indivíduos que constituem o objecto de estudo.

Investigação participativa – É um processo integrador que compreende três componentes: a investigação, a educação e a acção. Esta modalidade de investigação visa a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de acções com utilidade directa para as pessoas que são objecto e sujeito da investigação. O objectivo principal é tornar os grupos e as comunidades desfavorecidas mais conscientes da sua situação de opressão e mais capazes de lutarem pela sua emancipação. Em simultâneo, pretende desenvolver, nos sujeitos, capacidades de reflexão e de espírito crítico. Nesta modalidade de investigação, não há uma separação entre investigadores e investigadores, uma vez que, uns e outros, colaboram na recolha de dados, na análise dos dados e na elaboração das conclusões. As características principais da investigação participativa são: o investigador revela um elevado nível de integração com a comunidade que constitui o objecto do estudo; o trabalho de investigação desenvolve-se em torno de um problema, cuja resolução vai ajudar a comunidade; é um processo educativo, tanto para o investigador como para a comunidade; o investigador é cúmplice dos anseios e das lutas dos grupos que constituem a comunidade. A investigação participativa compreende as seguintes fases: identificação de um problema; inventariação dos recursos e planeamento da acção; utilização dos resultados e concretização das acções previstas; reavaliação e reflexão. As principais influências teóricas da investigação participativa são: o materialismo dialéctico e histórico; a teoria desenvolvida por António Gramsci sobre o papel do intelectual orgânico no desenvolvimento das lutas dos grupos sem poder; a pedagogia crítica e a teoria social crítica de influência neo-marxista.
A investigação participativa não obedece aos requisitos considerados necessários à investigação científica, nomeadamente a objectividade, a imparcialidade e o controlo rigoroso dos factores de validade interna e externa. Apesar de haver muitas dúvidas sobre se a investigação participativa pode aspirar ao estatuto de investigação científica, ela pode ser um importante instrumento de desenvolvimento das comunidades desfavorecidas.
58

Nenhum comentário:

Postar um comentário