Obediência - Termo que
designa um comportamento que é condicionado pela autoridade externa ao sujeito
e que se repete em função do receio pelos castigos, gosto pelas recompensas ou,
simplesmente, aceitação reflectida de instruções e normas que visam o bem de
todos.
Objectivo
comportamental -
Termo que designa uma meta de ensino referente a comportamentos observáveis e
mensuráveis. O objectivo deve ser formulado em termos tais que possibilitem a
observação do comportamento do aluno.
Ver Modelo Directivo.
Objectivo de
expressão -
Este tipo de objectivos faz intervir a criatividade do aluno e conduz a
produções originais, na medida em que estas expressam personalidades
singulares. Exemplos: realizar uma obra literária e inventar uma solução para
um problema novo.
Objectivo de
integração -
Este conceito faz referência às teorias construtivistas da aprendizagem e parte
do pressuposto de que toda a aprendizagem resulta de uma sucessão de
integrações de competências, cujo nível de complexidade aumenta. As
características de um objectivo de integração são as seguintes: a competência
exerce-se sobre uma situação de integração; a competência é uma actividade
complexa que necessita da integração e não da justaposição de saberes; a
situação de integração é a mais próxima possível de uma situação natural que o
aluno poderá encontrar. Exemplo: o aluno deve ser capaz de elaborar uma
composição original sobre os factores que explicam o subdesenvolvimento de
alguns países africanos.
Objectivo de
mestria -
Corresponde a comportamentos de restituição que se reportam a conteúdos muito
precisos e a conhecimentos de base. Os objectivos de mestria andam associados a
comportamentos de reprodução e permitem, logo que estejam interiorizados, uma
economia de energia, visto que a partir deles o aluno pode dedicar-se às
aprendizagens mais complexas.
Ver Modelo de
Ensino para a Mestria e Limiar de Mestria.
Objectivo de
transferência -
Por transferência, entende-se o efeito de uma aprendizagem noutra. Os
comportamentos adquiridos no quadro de uma determinada aprendizagem podem ser
utilizados em novas situações.
Objectivo
educacional -
Corresponde à operacionalização de um fim ou meta educativa. Há objectivos
gerais, específicos e comportamentais. Esta sequência obedece a um critério de
crescente especificidade e precisão. Os objectivos comportamentais
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salientam
os comportamentos esperados dos alunos, a situação de teste e o critério de
desempenho.
Objectivo
específico -
Depois de formulados os objectivos gerais, há que concretizar tais objectivos,
demasiado abrangentes e susceptíveis de diferentes interpretações, noutros
objectivos mais específicos que forneçam pistas mais claras sobre o caminho a
seguir e sobre aquilo que se pretende que os alunos atinjam.
Objectivo geral - Termo que
designa uma meta de ensino a ser alcançada durante uma sequência alargada de
ensino, por exemplo, um ano, um semestre ou um trimestre. No estabelecimento
dos objectivos gerais, começa-se por identificar os grandes traços dos perfis
desejados para os níveis de escolaridade, em termos de conhecimentos, atitudes
e aptidões a adquirir.
Objectivo
intermédio -
É um objectivo mediador, subordinado, preparatório e instrumental. É um
objectivo que não é perseguido em si mesmo, mas que constitui uma passagem
obrigatória num caminho que conduz a um objectivo terminal. É um meio de
transição com vista à aquisição de uma competência funcional, não constitui um
fim em si mesmo, mas apenas uma etapa de uma aprendizagem
Objectivo
operacional -
Um objectivo pedagógico é operacional quando satisfaz as seguintes condições: a
actividade que ele anuncia é definida em termos de comportamento observável e
mensurável; especifica o produto ou o resultado do comportamento; fixa as
condições que irão permitir ao aluno produzir o resultado esperado; define os
critérios segundo os quais o resultado será avaliado; indica o público-alvo.
Objectivo
terminal -
É um objectivo definido para uma unidade de “performance” significativa, ou
seja, uma “performance” tal como ela se produz na vida, como por exemplo, saber
escrever em francês. Um objectivo terminal é uma “performance” que só pode ser
adquirida no final de uma aprendizagem complexa e que pode ser o resultado da
integração de uma série de comportamentos difíceis de isolar. O objectivo
terminal está pronto a usar e corresponde a actividades reais efectivas.
Exemplos: redigir uma carta comercial; traduzir uma novela para o inglês.
Objectivos da
educação pré-escolar -
A Lei quadro da Educação Pré-escolar, Lei nº 5/97, de 10 de Fevereiro, enuncia,
no seu artigo 10º, os objectivos da educação pré-escolar: promover o
desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspectiva de educação para a
cidadania; fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no
respeito pela pluralidades das culturas; contribuir para a igualdade de
oportunidades e para o sucesso na aprendizagem; estimular o desenvolvimento
global da criança; desenvolver a expressão e a comunicação; despertar a
curiosidade e o pensamento crítico; proporcionar condições de bem-estar e de
segurança; proceder à despistagem de inadaptações e deficiências; incentivar a
participação das famílias no processo educativo.
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Observação
directa -
É aquela em que o próprio investigador procede directamente à recolha das
informações, sem se dirigir aos sujeitos interessados, apelando directamente ao
seu sentido de observação.
Observação
indirecta -
É aquela em que o investigador se dirige ao sujeito para obter a informação
procurada. É uma observação menos objectiva, porque carece de intermediários
para a sua realização.
Observação não
participante -
Técnica de investigação em que o investigador analisa o objecto de estudo sem
interferir nele. Exemplos: entrevistas, sondagens e inquérito por questionário.
Observação participante
-
Técnica de investigação, muito usada nos estudos etnográficos, cujo objectivo é
integrar o investigador no fenómeno a estudar, de modo a conseguir uma análise
muito profunda e exaustiva. Com esta técnica, o investigador vive na comunidade
que é objecto de estudo, durante o tempo considerado necessário, partilhando,
com ela, problemas e vivências.
Operações
cognitivas de ordem superior - Refere-se às operações mentais que vão
para além da memorização e que inclui as relações de causa e efeito e a emissão
de juízos avaliativos sobre situações complexas. Na tipologia de Bloom, as
operações cognitivas de ordem superior referem-se aos níveis aplicação,
análise, síntese e avaliação.
Organizadores
prévios -
Expressão que designa a apresentação, pelo professor, de uma breve explicação,
antes de passar à apresentação de nova informação, com o objectivo de
proporcionar uma estrutura que leve o aluno a estabelecer relações entre o
conhecimento anterior e o novo conhecimento.
Ver Ausubel.
Orientação deontológica
–
Conceito
que designa uma orientação moral que julga o valor moral das acções em si
mesmas, sem relação directa com as suas consequências. A orientação
deontológica encara a justiça e a equidade como os patamares superiores da
moral.
Orientação teleológica
– Diz-se
que um sujeito possui uma orientação teleológica quando manifesta uma posição
moral que defende que a correcção de uma certa acção ou conduta moral depende
das consequências boas ou más que dela derivam.
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