PEDAGOGIA

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Geane Morais.

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quinta-feira, 12 de julho de 2012

DICIONÁRIO BREVE DE PEDAGOGIA LETRA O


Obediência - Termo que designa um comportamento que é condicionado pela autoridade externa ao sujeito e que se repete em função do receio pelos castigos, gosto pelas recompensas ou, simplesmente, aceitação reflectida de instruções e normas que visam o bem de todos.

Objectivo comportamental - Termo que designa uma meta de ensino referente a comportamentos observáveis e mensuráveis. O objectivo deve ser formulado em termos tais que possibilitem a observação do comportamento do aluno.
Ver Modelo Directivo.

Objectivo de expressão - Este tipo de objectivos faz intervir a criatividade do aluno e conduz a produções originais, na medida em que estas expressam personalidades singulares. Exemplos: realizar uma obra literária e inventar uma solução para um problema novo.

Objectivo de integração - Este conceito faz referência às teorias construtivistas da aprendizagem e parte do pressuposto de que toda a aprendizagem resulta de uma sucessão de integrações de competências, cujo nível de complexidade aumenta. As características de um objectivo de integração são as seguintes: a competência exerce-se sobre uma situação de integração; a competência é uma actividade complexa que necessita da integração e não da justaposição de saberes; a situação de integração é a mais próxima possível de uma situação natural que o aluno poderá encontrar. Exemplo: o aluno deve ser capaz de elaborar uma composição original sobre os factores que explicam o subdesenvolvimento de alguns países africanos.
Objectivo de mestria - Corresponde a comportamentos de restituição que se reportam a conteúdos muito precisos e a conhecimentos de base. Os objectivos de mestria andam associados a comportamentos de reprodução e permitem, logo que estejam interiorizados, uma economia de energia, visto que a partir deles o aluno pode dedicar-se às aprendizagens mais complexas.
Ver Modelo de Ensino para a Mestria e Limiar de Mestria.

Objectivo de transferência - Por transferência, entende-se o efeito de uma aprendizagem noutra. Os comportamentos adquiridos no quadro de uma determinada aprendizagem podem ser utilizados em novas situações.

Objectivo educacional - Corresponde à operacionalização de um fim ou meta educativa. Há objectivos gerais, específicos e comportamentais. Esta sequência obedece a um critério de crescente especificidade e precisão. Os objectivos comportamentais
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salientam os comportamentos esperados dos alunos, a situação de teste e o critério de desempenho.

Objectivo específico - Depois de formulados os objectivos gerais, há que concretizar tais objectivos, demasiado abrangentes e susceptíveis de diferentes interpretações, noutros objectivos mais específicos que forneçam pistas mais claras sobre o caminho a seguir e sobre aquilo que se pretende que os alunos atinjam.

Objectivo geral - Termo que designa uma meta de ensino a ser alcançada durante uma sequência alargada de ensino, por exemplo, um ano, um semestre ou um trimestre. No estabelecimento dos objectivos gerais, começa-se por identificar os grandes traços dos perfis desejados para os níveis de escolaridade, em termos de conhecimentos, atitudes e aptidões a adquirir.

Objectivo intermédio - É um objectivo mediador, subordinado, preparatório e instrumental. É um objectivo que não é perseguido em si mesmo, mas que constitui uma passagem obrigatória num caminho que conduz a um objectivo terminal. É um meio de transição com vista à aquisição de uma competência funcional, não constitui um fim em si mesmo, mas apenas uma etapa de uma aprendizagem

Objectivo operacional - Um objectivo pedagógico é operacional quando satisfaz as seguintes condições: a actividade que ele anuncia é definida em termos de comportamento observável e mensurável; especifica o produto ou o resultado do comportamento; fixa as condições que irão permitir ao aluno produzir o resultado esperado; define os critérios segundo os quais o resultado será avaliado; indica o público-alvo.

Objectivo terminal - É um objectivo definido para uma unidade de “performance” significativa, ou seja, uma “performance” tal como ela se produz na vida, como por exemplo, saber escrever em francês. Um objectivo terminal é uma “performance” que só pode ser adquirida no final de uma aprendizagem complexa e que pode ser o resultado da integração de uma série de comportamentos difíceis de isolar. O objectivo terminal está pronto a usar e corresponde a actividades reais efectivas. Exemplos: redigir uma carta comercial; traduzir uma novela para o inglês.

Objectivos da educação pré-escolar - A Lei quadro da Educação Pré-escolar, Lei nº 5/97, de 10 de Fevereiro, enuncia, no seu artigo 10º, os objectivos da educação pré-escolar: promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspectiva de educação para a cidadania; fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidades das culturas; contribuir para a igualdade de oportunidades e para o sucesso na aprendizagem; estimular o desenvolvimento global da criança; desenvolver a expressão e a comunicação; despertar a curiosidade e o pensamento crítico; proporcionar condições de bem-estar e de segurança; proceder à despistagem de inadaptações e deficiências; incentivar a participação das famílias no processo educativo.
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Observação directa - É aquela em que o próprio investigador procede directamente à recolha das informações, sem se dirigir aos sujeitos interessados, apelando directamente ao seu sentido de observação.

Observação indirecta - É aquela em que o investigador se dirige ao sujeito para obter a informação procurada. É uma observação menos objectiva, porque carece de intermediários para a sua realização.

Observação não participante - Técnica de investigação em que o investigador analisa o objecto de estudo sem interferir nele. Exemplos: entrevistas, sondagens e inquérito por questionário.

Observação participante - Técnica de investigação, muito usada nos estudos etnográficos, cujo objectivo é integrar o investigador no fenómeno a estudar, de modo a conseguir uma análise muito profunda e exaustiva. Com esta técnica, o investigador vive na comunidade que é objecto de estudo, durante o tempo considerado necessário, partilhando, com ela, problemas e vivências.

Operações cognitivas de ordem superior - Refere-se às operações mentais que vão para além da memorização e que inclui as relações de causa e efeito e a emissão de juízos avaliativos sobre situações complexas. Na tipologia de Bloom, as operações cognitivas de ordem superior referem-se aos níveis aplicação, análise, síntese e avaliação.

Organizadores prévios - Expressão que designa a apresentação, pelo professor, de uma breve explicação, antes de passar à apresentação de nova informação, com o objectivo de proporcionar uma estrutura que leve o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento anterior e o novo conhecimento.
Ver Ausubel.

Orientação deontológica Conceito que designa uma orientação moral que julga o valor moral das acções em si mesmas, sem relação directa com as suas consequências. A orientação deontológica encara a justiça e a equidade como os patamares superiores da moral.

Orientação teleológica – Diz-se que um sujeito possui uma orientação teleológica quando manifesta uma posição moral que defende que a correcção de uma certa acção ou conduta moral depende das consequências boas ou más que dela derivam.

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