Sanções
arbitrárias –
Referem-se a sanções que não estão relacionadas com o tipo de transgressão
cometida. Visam apenas o castigo e a retaliação e não procuram a reparação do
mal feito à vítima. Também se designam por sanções expiatórias.
Santos (João
dos) -
Médico neuropsiquiatra, nascido em 1913, em Lisboa. Dedicou-se desde cedo ao
estudo das crianças com necessidades educativas especiais. Na sua qualidade de
psicanalista e de pedagogo, teve oportunidade de desenvolver um conjunto de
estratégias de ensino, marcadamente personalistas e não directivas, que tiveram
a sua máxima expressão no projecto educativo “Casa da Praia”. Foi Presidente da
Sociedade Portuguesa de Psicanálise e este ligado às origens do Instituto de
Apoio da Criança. Ajudou a criar o Centro Infantil Hellen Keller, em 1956, a
Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, em 1956. Da sua numerosa obra,
destaque para: A Caminho da Utopia. Um Instituto da Criança (Livros
Horizonte, 1982); A Casa da Praia - O Psicanalista na Escola (1988); Ensaios
sobre Educação I e II (Livros Horizonte, 1983). Faleceu em 1987.
Silabário - Designa os
antigos manuais de leitura que apresentavam as palavras divididas em sílabas,
as quais eram consideradas como unidades fonéticas que se pronunciam numa só
emissão de voz e como sinais gráficos que representam um grupo de consoantes e
de vogais. A aprendizagem da leitura e da escrita fazia-se, sobretudo, através
da memorização destas unidades. Os silabários caíram em desuso com o movimento
da escola nova, a partir da terceira década do século XX.
Sistema de
valores -
Conceito que significa o conjunto organizado de crenças e de opções relativas a
princípios e normas que condicionam a tomada de decisões sobre questões de
natureza axiológica. Os valores do sujeito exprimem escolhas éticas e obrigam à
formulação de juízos justificativos das escolhas feitas. O valor é tudo aquilo
que dá um certo sentido à vida e que, na perspectiva do sujeito, é considerado
como desejável e estimável. A educação implica sempre a existência de sistemas
de valores. Não há educação neutra. A neutralidade é um empresa impossível que,
quase sempre, encerra uma perspectiva doutrinante do processo de educar.
Ver Etnocentrismo
Cultural, Relativismo Ético e Princípios Éticos.
Sistema escolar
público português -
A estrutura actual do sistema escolar foi estabelecida pela Lei nº 46/86, com
as alterações introduzidas pela Lei, aprovada em 1997, que introduz alterações
à Lei de Bases do Sistema Educativo. A educação pré-escolar é um sistema não
obrigatório, destinado a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. A rede
pública foi estabelecida em 1977 (Lei nº 5/77) e as normas estatutárias
relativas aos centros de educação pré-escolar foram aprovadas em 1979
(Decreto-Lei nº 542/79). Estima-se em pouco mais de 50% as crianças dos 3 aos 5
anos de idade que frequentam a educação pré-escolar. O ensino básico
corresponde à escolaridade obrigatória de 9 anos e divide-se em 3 ciclos: o
primeiro ciclo é constituído pelo 1º ao 4º ano, o segundo ciclo corresponde aos
5º e 6º anos e o terceiro ciclo aos 7º, 8º e 9º anos. O ensino básico é
ministrado em escolas de vários tipos: escolas do 1º ciclo (para os primeiros 4
anos), escolas básicas integradas (que reúnem os 3 ciclos no mesmo
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edifício
ou em edifícios próximos sob a dependência da mesma direcção), escolas básicas
2 e 3 (que reúnem os 2º e 3º ciclos). Há escolas secundárias que incluem no seu
seio também o 3º ciclo. O ensino secundário compreende os 10º 11º e 12º anos e
é ministrado nas escolas secundárias e nas escolas profissionais.
Sizer (Theodore)
-
Theodore Sizer foi professor e director da Escola de Educação da Universidade
de Harvard. É professor na Brown University desde 1984, onde dirige a Coalition
of Essential Schools, um movimento pedagógico inspirado nas suas ideias,
após os resultados a que chegou com a investigação “Study of High Schools”,
realizada na primeira metade da década de 80. Antes de trocar Harvard pela
Brown University, Ted Sizer dirigiu, de 1972 a 1981, a prestigiada escola
Philips Andover Academy. Ted Sizer é licenciado pela Universidade de Yale e
possui o Doutoramento em História pela Universidade de Harvard. A publicação do
livro Horace`s Compromise: The Dilemma of the American High School, em
1984, numa edição da Houghton Mifflin, criou a oportunidade para que 12 escolas
secundárias levassem à prática as ideias pedagógicas de Ted Sizer,
constituindo-se nas primeiras escolas da Coalition of Essential Schools.
Com base na experiência dessas escolas, Ted Sizer desenvolveu os cinco
imperativos para a melhoria da escola e concebeu os nove princípios comuns.
Actualmente, há muitas dezenas de escolas secundárias que pertencem à Coalition
of Essential Schools, levando à prática os cinco imperativos e os nove
princípios comuns, naquele que é um dos mais poderosos movimentos reformistas
da educação nos EUA. Em 1992, publicou outro livro sobre reforma educativa: Horace`s
School, em edição da Houghton Mifflin.
Theodore Sizer é
fortemente influenciado pelos movimentos progressistas educacionais e o seu
pensamento é tributário da teoria de Jean Piaget e do modelo construtivista de
Jerome Brunner e a ênfase que coloca na escola enquanto organização democrática
é devedora da teoria de John Dewey. Podemos afirmar que o modelo essencialista
de Ted Sizer é fortemente construtivista e interaccionista, colocando o
professor no papel de dinamizador de situações problemáticas e facilitador do
desenvolvimento de projectos. A resolução de problemas, o trabalho em pequenos
grupos, a metodologia do projecto e os seminários de discussão estão entre as
metodologias mais preconizadas por Ted Sizer. Em conformidade, Sizer critica o
uso das lições expositivas, o ensino em grandes grupos, as metodologias de
treino e prática supervisionada, os testes sumativos de escolha-múltipla e os
exames.
Ver Modelo
Essencialista.
Skinner
(Burrhus) -
Psicólogo norte-americano, nascido em 1904, que se distinguiu com uma vasta
obra sobre psicologia da aprendizagem e a teoria comportamentalista da
aprendizagem. Foi professor na Universidade de Harvard e produziu importantes
contributos teóricos para a criação de modelos de ensino programados. É
considerado por muitos com o “pai” das teorias behavioristas da aprendizagem. As suas principais obras foram: Walden Two, The
Techonology of Teaching e Reflections on Behaviorism and Society.
Ver Reforço,
Recompensa, Behaviorismo e Modelo Directivo.
Socialização - Conceito que
designa uma das finalidades da educação que visa o desenvolvimento de atitudes,
hábitos e competências necessárias à integração social do aluno. Um dos fins da
educação é preparar o aluno para a vida em sociedade. O enfoque no processo de
socialização é tanto maior quanto maior é o peso das culturas
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comunitárias
na vida dos indivíduos. Nas sociedades agrárias e nas sociedades totalitárias a
socialização constitui a principal finalidade da educação. Nas sociedades
liberais, o processo de socialização constitui um fim, entre outros, da
educação e processa-se de uma forma livre e respeitadora das diferenças
individuais. Os modelos de ensino personalistas apostam num processo de
socialização mais suave, capaz de dar espaço para a diferença, a criatividade e
o espírito crítico. Os modelos sociais, pelo contrário, preocupam-se mais com o
desenvolvimento do conformismo e a inculcação dos valores. Diz-se que a
socialização é primária quando ela ocorre no interior da família, durante os
primeiros anos da vida da criança. Diz-se que é secundária quando ocorre na
escola.
Sociodrama - Conceito que
designa uma técnica cuja finalidade é revelar, através de uma cena dramática
improvisada sobre um tema, as estruturas de um grupo, os seus actos, os seus
problemas e as suas propostas de solução. Muito usada em psicoterapia de grupo,
o sociodrama permite explorar a imagem verídica dos males sociais num grupo e
descobrir as soluções para os problemas que afectam a vivência do grupo.
Spock (Benjamin)
-
Conhecido em todo o mundo como o Dr. Spock, graças aos 50 milhões de exemplares
do seu livro The Common Sense Book of Baby and Child Care, editado em
Portugal com o título Meu Filho, Meu Tesouro, Benjamin Spock nasceu no
ano de 1903, na cidade de New haven, no Connecticut e morreu em 1998. Filho de
um advogado da alta classe média, licenciou-se pela Yale University e fez uma
pós-graduação em pediatria e psiquiatria na Columbia University. Entre 1933 e
1943, exerceu pediatria em Nova Iorque e em 1946 editou o seu primeiro livro
que iria transformar-se na “Biblia” da educação de crianças durante quase toda
a segunda metade do século XX. Na verdade, o livro The Common Sense Book of
Baby and Child Care seria traduzido em 38 línguas, tornando-se no manual de
conselhos práticos para pais mais vendido do planeta. Uma grande parte dos seus
conselhos resultam da sua experiência como pai e baseiam-se no senso comum. O
seu apelo à flexibilidade dos pais, carinho e compreensão das necessidades dos
filhos moldou a educação das crianças durante os últimos 50 anos e foi
incorporada nas práticas diárias de grande parte das famílias. Após a
publicação do livro, Spock abandonou a prática da pediatria e passou a ensinar
em várias Universidades, primeiro na célebre Clínica Mayo, na Universidade de
Minnesota e, depois, na Universidade de Pittsburgh. A partir de 1955 e até se
reformar no princípio da década de 70, Spock ensinou pediatria e psicologia da
infância na Western Reserve University, em Cleveland.
Benjamin Spock
foi uma das vozes mais influentes do século XX nos processos de mudança das
relações pais e filhos e na educação das crianças. Publicado pela primeira vez
em 1946, um ano a seguir ao final da 2ª Guerra Mundial, o livro do Dr. Spock
seria em grande parte responsável pela crescente liberalização das relações
entre pais e filhos ocorrida durante as décadas de 50, 60 e 70. Figura controversa,
Dr. Spock ficou igualmente conhecido pela sua oposição à guerra do Vietname e
pelo seu envolvimento nas lutas pelos direitos civis durante a década de 60. O
seu radicalismo político levá-lo-ia a concorrer às eleições para a Presidência
dos EUA, com o apoio do People`s Party, uma pequena organização socialista de
esquerda que lhe permitiu apenas uns escassos 75000 votos. Depois de 49 anos de
casamento, Dr. Spock divorciou-se da sua mulher, Jane Cheney, que desposara
ainda estudante, em 1927, e de quem teve dois filhos, para casar, em 1976, com
Mary Morgan, 40 anos mais nova e que o acompanharia até ao final da vida.
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Na
década de 90, Spock publicaria ainda dois livros que estão editados em
Portugal, Preparar os Filhos para os Novos Tempos e Um Mundo Melhor
para os Nossos Filhos. Nas suas últimas obras, Spock corrigiu alguns
aspectos mais controversos do seu pensamento e criticou o excesso de
permissividade na educação das crianças, mostrando-se partidário do regresso a
alguns valores tradicionais e no estabelecimento de relações pais e filhos
assentes na responsabilidade e no respeito.
Ver Teoria
Maturacionista.
Superdotado - Termo que se
aplica a uma criança cujas aptidões comportam possibilidades mais numerosas e
qualitativamente superiores às da criança já bem provida cognitivamente. Diz-se
que uma criança é superdotada, ou sobredotada, quando o seu quociente de
inteligência é superior a 130. Estas crianças revelam possuir um ritmo de
aprendizagem em certas matérias muito superior à média, necessitando, por isso,
de uma atenção individualizada para que o seu interesse pela escola não
diminua. A criança sobredotada manifesta, por vezes, uma falta de habilidade
manual, devido ao desfasamento entre o desenvolvimento cognitivo e o
desenvolvimento motor.
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