PEDAGOGIA

PEDAGOGIA

Sejam Bem Vindos!!!!!

Em primeiro lugar quero agradecer pela sua visita e espero realmente que você goste do conteúdo publicado.
Volte sempre!!!!
É sempre um imenso prazer recebê-lo!!!!!
Geane Morais.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DICIONÁRIO BREVE DE PEDAGOGIA LETRA S


Sanções arbitrárias – Referem-se a sanções que não estão relacionadas com o tipo de transgressão cometida. Visam apenas o castigo e a retaliação e não procuram a reparação do mal feito à vítima. Também se designam por sanções expiatórias.

Santos (João dos) - Médico neuropsiquiatra, nascido em 1913, em Lisboa. Dedicou-se desde cedo ao estudo das crianças com necessidades educativas especiais. Na sua qualidade de psicanalista e de pedagogo, teve oportunidade de desenvolver um conjunto de estratégias de ensino, marcadamente personalistas e não directivas, que tiveram a sua máxima expressão no projecto educativo “Casa da Praia”. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e este ligado às origens do Instituto de Apoio da Criança. Ajudou a criar o Centro Infantil Hellen Keller, em 1956, a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, em 1956. Da sua numerosa obra, destaque para: A Caminho da Utopia. Um Instituto da Criança (Livros Horizonte, 1982); A Casa da Praia - O Psicanalista na Escola (1988); Ensaios sobre Educação I e II (Livros Horizonte, 1983). Faleceu em 1987.
Silabário - Designa os antigos manuais de leitura que apresentavam as palavras divididas em sílabas, as quais eram consideradas como unidades fonéticas que se pronunciam numa só emissão de voz e como sinais gráficos que representam um grupo de consoantes e de vogais. A aprendizagem da leitura e da escrita fazia-se, sobretudo, através da memorização destas unidades. Os silabários caíram em desuso com o movimento da escola nova, a partir da terceira década do século XX.

Sistema de valores - Conceito que significa o conjunto organizado de crenças e de opções relativas a princípios e normas que condicionam a tomada de decisões sobre questões de natureza axiológica. Os valores do sujeito exprimem escolhas éticas e obrigam à formulação de juízos justificativos das escolhas feitas. O valor é tudo aquilo que dá um certo sentido à vida e que, na perspectiva do sujeito, é considerado como desejável e estimável. A educação implica sempre a existência de sistemas de valores. Não há educação neutra. A neutralidade é um empresa impossível que, quase sempre, encerra uma perspectiva doutrinante do processo de educar.
Ver Etnocentrismo Cultural, Relativismo Ético e Princípios Éticos.

Sistema escolar público português - A estrutura actual do sistema escolar foi estabelecida pela Lei nº 46/86, com as alterações introduzidas pela Lei, aprovada em 1997, que introduz alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo. A educação pré-escolar é um sistema não obrigatório, destinado a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. A rede pública foi estabelecida em 1977 (Lei nº 5/77) e as normas estatutárias relativas aos centros de educação pré-escolar foram aprovadas em 1979 (Decreto-Lei nº 542/79). Estima-se em pouco mais de 50% as crianças dos 3 aos 5 anos de idade que frequentam a educação pré-escolar. O ensino básico corresponde à escolaridade obrigatória de 9 anos e divide-se em 3 ciclos: o primeiro ciclo é constituído pelo 1º ao 4º ano, o segundo ciclo corresponde aos 5º e 6º anos e o terceiro ciclo aos 7º, 8º e 9º anos. O ensino básico é ministrado em escolas de vários tipos: escolas do 1º ciclo (para os primeiros 4 anos), escolas básicas integradas (que reúnem os 3 ciclos no mesmo
122
edifício ou em edifícios próximos sob a dependência da mesma direcção), escolas básicas 2 e 3 (que reúnem os 2º e 3º ciclos). Há escolas secundárias que incluem no seu seio também o 3º ciclo. O ensino secundário compreende os 10º 11º e 12º anos e é ministrado nas escolas secundárias e nas escolas profissionais.

Sizer (Theodore) - Theodore Sizer foi professor e director da Escola de Educação da Universidade de Harvard. É professor na Brown University desde 1984, onde dirige a Coalition of Essential Schools, um movimento pedagógico inspirado nas suas ideias, após os resultados a que chegou com a investigação “Study of High Schools”, realizada na primeira metade da década de 80. Antes de trocar Harvard pela Brown University, Ted Sizer dirigiu, de 1972 a 1981, a prestigiada escola Philips Andover Academy. Ted Sizer é licenciado pela Universidade de Yale e possui o Doutoramento em História pela Universidade de Harvard. A publicação do livro Horace`s Compromise: The Dilemma of the American High School, em 1984, numa edição da Houghton Mifflin, criou a oportunidade para que 12 escolas secundárias levassem à prática as ideias pedagógicas de Ted Sizer, constituindo-se nas primeiras escolas da Coalition of Essential Schools. Com base na experiência dessas escolas, Ted Sizer desenvolveu os cinco imperativos para a melhoria da escola e concebeu os nove princípios comuns. Actualmente, há muitas dezenas de escolas secundárias que pertencem à Coalition of Essential Schools, levando à prática os cinco imperativos e os nove princípios comuns, naquele que é um dos mais poderosos movimentos reformistas da educação nos EUA. Em 1992, publicou outro livro sobre reforma educativa: Horace`s School, em edição da Houghton Mifflin.
Theodore Sizer é fortemente influenciado pelos movimentos progressistas educacionais e o seu pensamento é tributário da teoria de Jean Piaget e do modelo construtivista de Jerome Brunner e a ênfase que coloca na escola enquanto organização democrática é devedora da teoria de John Dewey. Podemos afirmar que o modelo essencialista de Ted Sizer é fortemente construtivista e interaccionista, colocando o professor no papel de dinamizador de situações problemáticas e facilitador do desenvolvimento de projectos. A resolução de problemas, o trabalho em pequenos grupos, a metodologia do projecto e os seminários de discussão estão entre as metodologias mais preconizadas por Ted Sizer. Em conformidade, Sizer critica o uso das lições expositivas, o ensino em grandes grupos, as metodologias de treino e prática supervisionada, os testes sumativos de escolha-múltipla e os exames.
Ver Modelo Essencialista.

Skinner (Burrhus) - Psicólogo norte-americano, nascido em 1904, que se distinguiu com uma vasta obra sobre psicologia da aprendizagem e a teoria comportamentalista da aprendizagem. Foi professor na Universidade de Harvard e produziu importantes contributos teóricos para a criação de modelos de ensino programados. É considerado por muitos com o “pai” das teorias behavioristas da aprendizagem. As suas principais obras foram: Walden Two, The Techonology of Teaching e Reflections on Behaviorism and Society.
Ver Reforço, Recompensa, Behaviorismo e Modelo Directivo.
Socialização - Conceito que designa uma das finalidades da educação que visa o desenvolvimento de atitudes, hábitos e competências necessárias à integração social do aluno. Um dos fins da educação é preparar o aluno para a vida em sociedade. O enfoque no processo de socialização é tanto maior quanto maior é o peso das culturas
123
comunitárias na vida dos indivíduos. Nas sociedades agrárias e nas sociedades totalitárias a socialização constitui a principal finalidade da educação. Nas sociedades liberais, o processo de socialização constitui um fim, entre outros, da educação e processa-se de uma forma livre e respeitadora das diferenças individuais. Os modelos de ensino personalistas apostam num processo de socialização mais suave, capaz de dar espaço para a diferença, a criatividade e o espírito crítico. Os modelos sociais, pelo contrário, preocupam-se mais com o desenvolvimento do conformismo e a inculcação dos valores. Diz-se que a socialização é primária quando ela ocorre no interior da família, durante os primeiros anos da vida da criança. Diz-se que é secundária quando ocorre na escola.

Sociodrama - Conceito que designa uma técnica cuja finalidade é revelar, através de uma cena dramática improvisada sobre um tema, as estruturas de um grupo, os seus actos, os seus problemas e as suas propostas de solução. Muito usada em psicoterapia de grupo, o sociodrama permite explorar a imagem verídica dos males sociais num grupo e descobrir as soluções para os problemas que afectam a vivência do grupo.

Spock (Benjamin) - Conhecido em todo o mundo como o Dr. Spock, graças aos 50 milhões de exemplares do seu livro The Common Sense Book of Baby and Child Care, editado em Portugal com o título Meu Filho, Meu Tesouro, Benjamin Spock nasceu no ano de 1903, na cidade de New haven, no Connecticut e morreu em 1998. Filho de um advogado da alta classe média, licenciou-se pela Yale University e fez uma pós-graduação em pediatria e psiquiatria na Columbia University. Entre 1933 e 1943, exerceu pediatria em Nova Iorque e em 1946 editou o seu primeiro livro que iria transformar-se na “Biblia” da educação de crianças durante quase toda a segunda metade do século XX. Na verdade, o livro The Common Sense Book of Baby and Child Care seria traduzido em 38 línguas, tornando-se no manual de conselhos práticos para pais mais vendido do planeta. Uma grande parte dos seus conselhos resultam da sua experiência como pai e baseiam-se no senso comum. O seu apelo à flexibilidade dos pais, carinho e compreensão das necessidades dos filhos moldou a educação das crianças durante os últimos 50 anos e foi incorporada nas práticas diárias de grande parte das famílias. Após a publicação do livro, Spock abandonou a prática da pediatria e passou a ensinar em várias Universidades, primeiro na célebre Clínica Mayo, na Universidade de Minnesota e, depois, na Universidade de Pittsburgh. A partir de 1955 e até se reformar no princípio da década de 70, Spock ensinou pediatria e psicologia da infância na Western Reserve University, em Cleveland.
Benjamin Spock foi uma das vozes mais influentes do século XX nos processos de mudança das relações pais e filhos e na educação das crianças. Publicado pela primeira vez em 1946, um ano a seguir ao final da 2ª Guerra Mundial, o livro do Dr. Spock seria em grande parte responsável pela crescente liberalização das relações entre pais e filhos ocorrida durante as décadas de 50, 60 e 70. Figura controversa, Dr. Spock ficou igualmente conhecido pela sua oposição à guerra do Vietname e pelo seu envolvimento nas lutas pelos direitos civis durante a década de 60. O seu radicalismo político levá-lo-ia a concorrer às eleições para a Presidência dos EUA, com o apoio do People`s Party, uma pequena organização socialista de esquerda que lhe permitiu apenas uns escassos 75000 votos. Depois de 49 anos de casamento, Dr. Spock divorciou-se da sua mulher, Jane Cheney, que desposara ainda estudante, em 1927, e de quem teve dois filhos, para casar, em 1976, com Mary Morgan, 40 anos mais nova e que o acompanharia até ao final da vida.
124
Na década de 90, Spock publicaria ainda dois livros que estão editados em Portugal, Preparar os Filhos para os Novos Tempos e Um Mundo Melhor para os Nossos Filhos. Nas suas últimas obras, Spock corrigiu alguns aspectos mais controversos do seu pensamento e criticou o excesso de permissividade na educação das crianças, mostrando-se partidário do regresso a alguns valores tradicionais e no estabelecimento de relações pais e filhos assentes na responsabilidade e no respeito.
Ver Teoria Maturacionista.

Superdotado - Termo que se aplica a uma criança cujas aptidões comportam possibilidades mais numerosas e qualitativamente superiores às da criança já bem provida cognitivamente. Diz-se que uma criança é superdotada, ou sobredotada, quando o seu quociente de inteligência é superior a 130. Estas crianças revelam possuir um ritmo de aprendizagem em certas matérias muito superior à média, necessitando, por isso, de uma atenção individualizada para que o seu interesse pela escola não diminua. A criança sobredotada manifesta, por vezes, uma falta de habilidade manual, devido ao desfasamento entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário